Realidade Virtual Móvel: saiba o que é

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É um instrumento utilizado para trazer mundos imaginários para a vida real, por meio de experiências visualizadas em um dispositivo de Realidade Virtual Móvel: os óculos.

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Óculos de Realidade Virtual Móvel. Foto Adriana Barbosa.

“Vivemos a infância da VR, e o mais novo integrante da família é a Realidade Virtual Móvel. Ao contrário do que acontecia no filme de ficção científica Matrix, ainda podemos diferenciar o mundo em que vivemos do virtual”. Caio Lucena

Por Cida Barros/ Panoramas: VR4BI

Para Caio Cardoso Lucena, engenheiro e empreendedor da startup VR4BI, trata-se de um instrumento utilizado para trazer mundos imaginários para a vida real, por meio de experiências visualizadas em um dispositivo de Realidade Virtual Móvel: os óculos. Desenvolvidas pelo CEO para diversos segmentos – turismo, náutico, arquitetura, decoração, design e paisagismo – as experiências com fotopanoramas e vídeos 360° abrem mais uma porta para o novo jornalismo.

“Todo o conteúdo produzido para a Realidade Virtual também pode ser visualizado em sites e mídias sociais”, justifica Caio. Exemplo disso é o próprio Cordel de Achados. Panoramas e vídeos 360° recheiam páginas e mais páginas do site, mostrando em todos os ângulos e detalhes, e de maneira interativa, cidades, paisagens outdoor, arquitetura e decoração de residências, comércios e até iates. Curta a entrevista inédita com o CEO.


Ponte Hercílio Luz – Florianópolis. Se você tiver os óculos de Realidade Virtual, visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360°!

 

Cordel de Achados. O que é Realidade Virtual Móvel?
Caio Cardoso Lucena. A Realidade Virtual – VR (Virtual Reality) – é um instrumento utilizado para trazer mundos imaginários para a vida real. Na trilogia Matrix, dirigida pelos irmãos Wachowski, o personagem Morpheus reflete: “Se você nascesse imerso nesse mundo, da realidade virtual, como saberia a diferença entre o que é real e o virtual?” Hoje vivemos a infância da VR, e o mais novo integrante da família é a Realidade Virtual Móvel. Ao contrário do que acontecia no filme de ficção científica Matrix, ainda podemos diferenciar o mundo em que vivemos do virtual, embora ao vivenciar experiências, o cérebro perca, em alguns momentos, a noção do que é realidade.

 

Cordel de Achados. Como as experiências são produzidas?
Caio Cardoso Lucena. Na VR4BI prezamos antes de tudo o bem-estar do usuário. Por isso todas as experiências são projetadas considerando o conforto visual, a segurança e a ergonomia de quem experimenta os óculos de VR. Náuseas, tontura ou qualquer outro mal-estar apresentado pela pessoa é um sinal de alerta e deve ser minimizado por meio da produção de um conteúdo com parâmetros técnicos estudados exaustivamente.

Caio Cardoso Lucena - CEO da VR4BI, empresa de Realidade Virtual

Caio Cardoso Lucena – CEO da VR4BI, empresa de Realidade Virtual

Cordel de Achados. A VR é uma tecnologia vinda do mercado de games, certo? Como você está adaptando esta nova tecnologia para mercados como Marketing e Vendas?
Caio Cardoso Lucena. Sim, realidade virtual é a grande aposta para o mercado de games. Trazer esta tecnologia para outros mercados é a proposta da VR4BI. Ao dispor de alta tecnologia móvel e interativa para auxiliar os profissionais com soluções imersivas, estamos oferecendo um diferencial. Ela aumenta a eficiência dos vendedores, uma vez que é decisiva durante a venda, pois adiciona elementos lúdicos, emocionais e tecnológicos. Trata-se de uma eficiente ferramenta de marketing e vendas – um elemento-chave –, capaz de transportar a pessoa para um mundo digitalmente projetado ou capturado (filmado e/ou fotografado em 360°). Nesse mercado, a VR4BI produziu experiências de realidade Virtual Móvel em cidades como Holambra e Florianópolis.

 

Cordel de Achados. E na arquitetura, decoração e no paisagismo? Como a VR pode auxiliar os profissionais a promover os seus projetos?
Caio Cardoso Lucena. Nossas primeiras experiências partiram da Casa Cor SP 2015, quando desenvolvemos um projeto de Realidade Virtual Móvel para o espaço Joalheria, idealizado pelas arquitetas Adriana Scartaris e Semara Brito. O projeto ofereceu uma nova forma de vivenciar o ambiente desde o planejamento até ser finalizado – por meio de maquete interativa, renders e fotos 360°. Isso permite ao arquiteto, decorador e designer apresentar a seus clientes o conceito arquitetônico do espaço com alta tecnologia móvel e interativa. Na maquete, a experiência é comandada pelo próprio usuário. Ao colocar os óculos, ele consegue vivenciar o interior do projeto ao sabor de trilha sonora e de um roteiro explicativo, com o conceito criado pelas profissionais. Nos renders e fotos 360° o usuário pode ver o ambiente nos óculos com a máxima fidelidade ao espaço. Espacialidade, circulação e cores são retratados realisticamente. A iniciativa também permite acessar projetos e mostrá-los em portfólios de maneira inédita, por meio de experiências imersivas com fotos panoramas e vídeos 360°.


Joalheria na Casa Cor SP 2015 – Projeto Adriana Scartaris e Semara Brito.

 

Cordel de Achados. Qual foi a importância de registrar o maior evento de decoração da América Latina, a Casa Cor SP?
Caio Cardoso Lucena. Imensa. Foram dois meses de aprendizado valioso. Mais de 40 ambiências capturadas, projetadas por grandes profissionais do segmento. Dentre eles estão Ana Maria Vieira Santos, Camila Klein, Fernando Piva, Francisco Cálio, Guilherme Torres, Roberto Migotto, Oswaldo Tenório, FGMF, Marcelo Faisal. Produzimos também um vídeo 360°, sobre a Casa Cor SP 2015, com duração de 3 minutos. Mas um dos aspectos mais importantes foi poder interagir com centenas de pessoas durante o evento. Ver diversas reações ao experimentar pela primeira vez os óculos de Realidade Virtual Móvel e, a partir daí, aperfeiçoar o nosso método de trabalho.

 

Cordel de Achados. Paralelamente a esse evento acontecia a MostraBlack 2015, considerada uma das mais luxuosas, também registrada pela VR4BI…
Caio Cardoso Lucena. Sim, da MostraBlack foram 12 ambiências capturadas. Entre elas há espaços do João Armentano, Débora Aguiar e Carolina Maluy e, embora todos os espaços da Casa Cor e MostraBlack não mais existam, é possível revisitá-los com os óculos de VR, ver as exposições a qualquer momento como se você realmente estivesse no local. Esta é uma forma de eternizar os eventos.


Aeroporto de Congonhas, SP – Paisagismo Ana Paula Magaldi.

 

Cordel de Achados. E no paisagismo? As vantagens da VR são as mesmas oferecidas para a arquitetura e decoração?
Caio Cardoso Lucena. No paisagismo, nossa startup realizou um projeto de VR para a arquiteta e paisagista Ana Paula Magaldi, por meio de fotopanoramas imersivas da área externa do estacionamento do Aeroporto de Congonhas, São Paulo. Mostramos o paisagismo da área de mais de 20 mil metros quadrados, ornamentada por espécies resistentes ao tempo seco, à ação do sol e da chuva. As vantagens são inúmeras. Some-se às já citadas a possibilidade de mostrar todo o entorno, localizando a obra de forma fiel.

 

Cordel de Achados. Quais as formas de divulgar todo o conteúdo produzido? Ele pode ser visto apenas nos óculos de Realidade Virtual?
Caio Cardoso Lucena. Não. As experiências imersiva com fotopanoramas e vídeos 360° podem ser consumidas por meio dos óculos de VR e visualizadas em websites responsivos – feitos para dispositivos móveis – e em diversas mídias, como Facebook, Instagram e Youtube 360°. Este é um dos grandes trunfos desta tecnologia quando ela se integra ao Marketing Digital das empresas.

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Dispositivo fabricado pela sul-coreana Samsung. Foto Adriana Barbosa.

 

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E o fabricado pela brasileira Beenoculus. Foto Adriana Barbosa.

 

Cordel de Achados. Os óculos de Realidade Virtual Móvel já estão disponíveis no mercado?
Caio Cardoso Lucena. Esses dispositivos estão em fase de teste e ainda não estão no mercado. Entre as grandes empresas fabricantes há a sul-coreana Samsung e a brasileira Beenoculus. Estima-se que no início do próximo ano as lojas disponibilizarão os óculos de VR, quando a tecnologia será rapidamente popularizada. Acreditando nisso, a nossa meta é, em dois anos, ser um player global em experiências virtuais para negócios.

 

*Para quem não tem, ainda, os óculos, mas deseja ter acesso a diversos conteúdos imersivos produzidos pela VR4BI, o Cordel de Achados disponibiliza matérias completas com fotopanoramas e vídeos. A ação é fruto de uma parceria entre as duas empresas durante diversos eventos. Mais informações: Caio Cardoso Lucena, 11 99478-7935, caio@vr4bi.com

**VR4BI é uma empresa startup que capacita as empresas e organizações a acelerar a compreensão de dados, reduzir os custos de operação e manutenção e diminuir a necessidade de apresentações ao vivo por meio da implantação de tecnologia e aplicações de Realidade Virtual – Fixa, Móvel e WebVR. A promessa da marca é prover as empresas com soluções eficazes e eficientes de realidade virtual visando diminuir custos, aumentar a produtividade e a compreensão de realidades subjetivas.

***Caio Cardoso Lucena vive em São Paulo, Brasil, é mestre em Gestão pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração e Economia de São Paulo (EAESP) –, e engenheiro elétrico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Dados Abertos, Visualização de Dados, Georreferenciamento e Inteligência de Negócios, Caio há mais de 10 anos desenvolve aplicações nessas áreas. Participa como palestrante de congressos, palestras e seminários nacionais e internacionais, como a Conferência da Web Brasileira (Webbr) e o Congresso Latino Americano de Dados Abertos (ABRELATAM), realizado no México. O CEO da VR4BI é acadêmico, empresário e entusiasta da Realidade Virtual.