Qual será a cor tendência do ano de 2017?

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

“Poised Taupe” é a cor tendência para 2017. Aposta da Tintas Sherwin-Williams, ela é uma mistura de cinza e marrom e representa o equilíbrio e a harmonia entre os dois tons.

 

tendência-cor-2017-cordel-de-achados

Você levaria a cor Poised Taupe para casa? Foto: Arquiteta Monica Raposo

 

Por: Redação/  Fotos: Divulgação

Na decoração, como na moda, muito do que se vê é tendência. A cor é um exemplo clássico disso. Todos os anos, as empresas de tinta elegem a cor tendência do ano com base em pesquisas realizadas pelo segmento. Para o ano 2017, a aposta vai para as tonalidades neutras, segundo a Tintas Sherwin-Williams. A tonalidade chama Poised Taupe, uma mistura de cinza e marrom, remete ao estilo neutro clássico e transmite um meio termo entre o quente e o frio. “Ela celebra o gosto das pessoas pelo frescor do cinza e o calor do marrom. A cor do ano não é fria nem quente, cinza nem marrom, mas representa o equilíbrio e a harmonia entre esses tons”, afirma Carol Derov, responsável por Color & Design Marketing da empresa na América Latina.

Carol Derev conta que a Poised Taupe é resultado de recente pesquisa da Tintas Sherwin-Williams. Aproximadamente 40% dos entrevistados manifestaram o desejo de incorporar na decoração tons neutros mais quentes, como cinzas quentes, amarronzados ou beges. Além disso, mais de duas em cada cinco pessoas, escolheram este tom como um neutro atemporal. “Pelo mundo há, também, uma transição do cinza monocromático dos últimos cinco anos para um cinza com um tom de marrom”, acredita Carol Derov.

De onde vem essa tendência?

tendência-cor-2017-cordel-de-achados2

Paleta Simplicidade essencial – As estradas desta jornada estão revestidas com neutros gelados, rosas nobres e marrons selvagens. nesta paleta, design sustentável e transparência radical são os novos padrões. À medida que nosso dia a dia avança para um futuro em nuvem, é preferível adquirir experiências do que comprar mais objetos. Praticar o bem é o novo ideal, podendo se apresentar no formato de “turismo voluntário”, retiros espirituais e ecoturismo. Perseguimos um ideal evasivo, ilusório: um luxo sob medida. Foto: Monica Raposo

 

Esta cor é um reflexo dos anos 1970 e 1990 e remete a equilíbrio e bem-estar. Estimulante, ela instiga vários sentimentos: drama,  sensualismo, introspecção, nostalgia às mudanças culturais e romantismo. O tom também representa uma mudança nas preferências monocromáticas. Ela aponta para os neutros multidimensionais e direciona profissionais de arquitetura, design e decoração para esta tendência. Versátil, é indicada para ambientes internos ou externos, residenciais ou comerciais.

 

tendência-cor-2017-cordel-de-achados3

Paleta Novos Rumos – Há uma energia exuberante neste momento, recebida em tons ardentes e cores vibrantes, como as de um lindo quimono de gueixa. O virtual e o real se harmonizam perfeitamente no âmbito comercial e o “escritório colaborativo” é uma prova concreta disso. Impacientes, buscamos sempre nos reinventar, seja para uma reunião, um encontro social ou uma grande mudança política. A identidade nunca foi tão fluida. Esta paleta instiga: “Você é você” é o mantra de uma nova geração voltada para a autoexpressão e aclamado pela sua galera.

 

 

tendência-cor-2017-cordel-de-achados4

Paleta Luz da Noite – Esta paleta é rica em vinhos aconchegantes, azuis nórdicos e frios, neutros clássicos e atemporais, e amarelos preciosos. Representa o refúgio da iluminação das ruas e seus painéis brilhantes; e os espaços de introspecção para vagar nosso olhar e renovar o espírito. Esta paleta trata de uma nostalgia comovente que alimenta um novo romantismo, marcado por padrões medievais, hábitos revividos e um encanto agridoce. Os mestres holandeses sabiam o segredo: tons escuros marcam uma fase dramática para um brilho sensual.

tendência-cor-2017-cordel-de-achados5

Paleta Sem Fronteiras – A consciência global é um mural pintado em tons de água-doce, oceano azul, vermelho intenso e inspirações da natureza. A imigração global está redefinindo fronteiras, nacionalidades e senso de coexistência. Agora, somos cidadãos do mundo. Cada vez mais, marcas estão com propósitos definidos, e comunidades estão mais conectadas. Por sua vez, o design tem se adaptado a diversas culturas. O consumismo, de fato, acabou. Hoje, estamos mais propensos a investir no melhor que podemos nos permitir, desenvolvido e personalizado, e depois mantê-lo conosco para sempre.

 

Quem fez o quê?
Tintas, Sherwin-Williams