Painéis garantem mobilidade

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

No apê descolado de um jovem piloto de avião, as únicas paredes são painéis-divisórias móveis, usados para dividir e integrar ambientes.

 

Foto: Marcelo Magnani

 

Por Cida Barros/ Fotos: Marcelo Magnani

Os 70 m² do apê de um jovem piloto de avião, executivo e solteiro – localizado no bairro de Moema – São Paulo, parecem bem maiores do que realmente são. Isso acontece porque a morada mostra-se livre de divisórias desde a sua construção. O layout original apresentava apenas as paredes estruturais e, para ter o mínimo de privacidade, o morador pediu à arquiteta Mariana Mattos que algumas paredes fossem erguidas.

Para não descaracterizar o ambiente, ela optou por painéis-móveis e uma decoração totalmente descolada. Todas as paredes – com exceção de algumas poucas, como as da cozinha e banheiro – foram mantidas desnudas, com um simples acabamento de massa corrida e tinta branca. O teto e o piso são de concreto aparente e cimento queimado, respectivamente, e inúmeras soluções permeiam cada um dos cantinhos desse apartamento. Enumeramos 6 soluções para você fazer igualzinho em sua casa.
1. Na cozinha, a placa de vidro toma o lugar do revestimento tradicional

Imagem da mesa de tampo de vidro da cozinha

Na bancada da cozinha, o vidro protege a área da umidade e gordura produzidas pelo fogão.


Na superfície acima do cooktop, na bancada, uma placa de vidro de 18 mm reveste a superfície. “O vidro protege a área da umidade e gordura produzidas pelo fogão, evitando manchas, infiltrações e mofo na parede”, justifica Mariana. A solução econômica cumpre direitinho o papel do revestimento-padrão – a cerâmica –, mas com personalidade.

 

2. Painéis-divisórias de MDF delimitam área social e privativa

Imagem painel-divisória aberto, integrando os ambientes

Aqui, o painel-divisória está aberto, integrando os ambientes,

 

Imagem do painel-divisória fechado, separando os ambientes

Aqui, o painel-divisória está fechado, separando os ambientes.


Com pintura em laca na cor cinza claro, os quatro painéis-divisórias duplos medem 1,40 m e delimitam ou integram a área do quarto da área social do moderno apê com estilo industrial. Entregue pela construtora sem acabamentos, com a estrutura de concreto armado aparente – e apenas as paredes do banheiro e as estruturais – o local foi reformado para dividir os principais usos da residência.

 

Iamgem dos quatro painéis duplos, pintados em laca na cor cinza-claro com 1,40 metro.

Os quatro painéis duplos foram pintados em laca na cor cinza-claro e medem 1,40 metro.

 

Imagem de estante que delimita a área do quarto e da circulação.

A estante serve também para delimitar a área de circulação.

 

Embora o morador fizesse questão de paredes, ele queria manter a aparência de loft. “Propomos, então, painéis-divisórias”, conta Mariana Mattos. Eles correm sobre um sistema de trilhos fixados na laje, sem guia no piso. “Optamos pelo modelo para não haver bloqueio entre os espaços”, conta Mariana.

 

3. Luminárias móveis e aparentes
Imagem do projeto de iluminação no trilho.

Instaladas em um trilho preso ao teto, as luminárias podem ser acrescidas ou retiradas. O sistema aparente compensa, porque dispensa o forro, deixando o projeto mais econômico.

 

4. Em vez de tinta, resina cobre o concreto armado

Paredes e teto em concreto armado aparente receberam uma resina para dar brilho e corrigir a porosidade deixada pelo material na superfície. As persianas automatizadas funcionam com um simples toque. O custo de 15% do valor total da reforma compensa, uma vez que há numerosos grandes vãos no apê.

 

5. Grande estante no quarto organiza e delimita o corredor

Imagem da estante vazada

Vazada, a estante permite a comunicação entre ambientes.

 

A estante (2,50 x 2,40 x 0,50 m) de MDF tem alguns nichos (60 x 80 cm) fechados com vidro leitoso. Posicionada entre o quarto e o único banheiro, ela é vazada, permitindo a comunicação entre os ambientes e ainda cria um corredor interno que direciona as visitas ao toalete. O móvel se destaca sobre o piso de cimento queimado.

 

6. Cimento queimado no piso e nas paredes teve mão de obra especializada

Imagem de parede revestida com cimento queimado

O cimento queimado é considerado um material econômico.

O piso executado por um profissional especializado teve uma instalação precisa. “A espessura exata do revestimento e a perfeita finalização garante que, futuramente, não haja rachaduras”, alerta Mariana. Com instalação demorada – de duas a três semanas, desde a preparação do contrapiso até a completa secagem – o piso tem a principal vantagem de apresentar um custo enxuto.

O cimento queimado é considerado um material econômico e o seu valor geralmente é cobrado incluindo a mão de obra. “Sem a necessidade de emendar ou rejuntar, o acabamento é ideal para pequenas metragens, porque parece unir todos os espaços, dando a impressão de serem maiores”, indica a arquiteta Mariana Mattos.

 

Quem fez o quê?
Projeto: Mariana Mattos
Acabamento: Athelie da Textura, Tel.: (11) 3167-6678
Acessórios: Beare Decor
Iluminação: Lustres Irie Iluminação
Mobiliário: R&C Móveis sob Medida
Vidro: Vidro e Cia