Osvaldo Tenório – Morar com personalidade

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Exaltação da memória, design, obras de arte e uma boa dose de nostalgia com toque de elegância carimbam as salas de estar e jantar idealizadas pelo arquiteto.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual (Rift ou Móvel), visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a panorâmica!

Texto: Thamires Motta/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

A preservação do espaço e da memória da Oca, onde foi realizada a MostraBlack 2015, foi o passo inicial na criação do projeto de Osvaldo Tenório. O ambiente de 96 m² integra sala de estar e de jantar. O alicerce da infraestrutura criada por Niemeyer em 1951, ao longo dos 60 anos de existência, acumulou diferentes camadas de tinta e revela estruturas levemente desgastadas, além da sensação de memória permanente. Todas essas características foram aproveitadas pelo arquiteto, que ressalta a nostalgia com toque de elegância próprio de sua personalidade.

A sala de estar e jantar exibe a linha Etrusco, assinada por Osvaldo, e destaca o colecionismo do ambiente. Trabalhando com diversas obras de arte de diferentes países ao redor do mundo, a delicadeza e o bom gosto chamam atenção. “Na busca por um estilo, o design se faz essencial na construção da personalidade do morar. A escolha de cada obra provoca e promove a personificação do espaço”, explica Tenório.

 

Design nacional e internacional

A combinação de peças nacionais e internacionais dá o tom de preciosidade, cujo principal destaque fica com as cadeiras dos anos 1940 forradas com tweed Chanel de ouro, puro refinamento! A Profiterole Lamp, cadeiras Transat e a cadeira de chifres também são móveis destacados pela beleza. As peças provocam a sensação de estar diante de um espaço inesquecível.

A atmosfera e o conteúdo étnico complementam os talentosos artistas que assinam as obras de arte, como Dadá Cardoso e Betina Samaia, além de esculturas de Rodrigo Bueno, cujo trabalho conclui a personalidade do ambiente.

 
Quem fez o quê?
Tapetes: By Kamy
Molduras: Capricho Molduras
Decoração: Espaço Cardeal, Gucci, Orbi Brasil, Quaker Decor, Loja Teo
Revestimentos: Castelatto, Palimanan
Móveis: Casual, Marcenaria SDS, Paschoal Ambrosio, Taúna Móveis
Fotografia: Dadá Cardoso, Fernanda Naman,
Mármores: Mont Blanc
Iluminação: New Line
Design: Simone Coste
Cortinas: Uniflex, Vera Ray