Marcelo Salum – Sala do colecionador

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Referências ao estilo art déco, muitas peças de antiquário, obras de arte e jazz fazem parte de um living ímpar, garimpado pelo mundo.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual (Rift ou Móvel), visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a panorâmica!

Texto: Thamires Motta/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

A área de 60 m² criada pelo catarinense Marcelo Salum é a sala de um colecionador projetada especialmente para a MostraBlack 2015. Inspirado por uma viagem que fez a Milão e Paris, o arquiteto passou cinco dias mergulhado nas belezas e especificidades da art déco, aprendendo tudo sobre o estilo decorativo de teatros, museus e restaurantes do país, para dar vida ao ambiente. “No espaço vamos encontrar um lugar cheio de referências a esse estilo da década de 1920: muitas peças de antiquário, obras de arte e muito jazz”, conta Marcelo.

Combinando diferentes cores e texturas, a impecável decoração do arquiteto nessa mostra reproduz uma marcante harmonia produzida pela mistura de diferentes elementos. A geometria dos tecidos e o jogo de linhas retas e paralelas remetem a um espaço atemporal, perfeito para alguém que valoriza viver próximo da beleza e simplicidade de suas paixões. Os destaques da decoração ficam a cargo dos tapetes feitos com design exclusivo, assim como a incrível lareira que alcança o teto e parece dominar os ambientes.

 

Regionalidade em cena

O revestimento das paredes e os móveis de época garimpados em suas andanças pela cidade de São Paulo trazem para o espaço contemporaneidade e conforto. Além disso, obras de arte, livros raros e peças estilosas de design exclusivo foram selecionadas a dedo pelo arquiteto, que uniu as obras de diversos artistas contemporâneos para dar um toque único ao décor. Esculturas, fotografias em preto e branco de Valdir Cruz e André Lichtenberg, aquarelas de Nara Amélia e obras de outros artistas catarinenses trouxeram a regionalidade característica de Marcelo e personalizaram o local com a marca despojada do profissional.

 
Quem fez o quê?
Decoração: Buke, Codex Home, NN Antiques
Móveis: Espaço Cardeal, Studio Ambientes
Tapetes: By Kamy
Obras de arte: Galeria André
Revestimentos: Orlean
Iluminação: Ouse
Porcelanato: Pedecril
Acabamentos: Santa Luzia