Lepri oferta charme e sustentabilidade

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Quase meio século de existência faz da empresa uma gigante no mercado. Na contramão do processo industrial, ela não abre mão de moldar o barro e conquista um público crescente, fiel ao charme dos produtos artesanais.


Garagem Renaut, de Ana Maria Vieira Santos (Casa Cor São Paulo 2016), com piso Brick Contemporâneo, da Lepri.

 

Por: Cordel de Achados/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

Aos 45 anos, a Lepri – Cerâmicas Finas e Artesanais já moldou muito barro, atravessou inúmeras crises e tem muita história para contar. Na contramão do processo produtivo industrial, cresceu e se estabeleceu no mercado brasileiro ao oferecer cerâmica artesanal como parte da fabricação feita à mão. O investimento maciço no país rendeu à empresa duas lojas próprias em São Paulo e mais de 200 revendedores.

Tradicionalmente, é uma empresa comprometida com a sustentabilidade. Tudo começou no ano de 2005, quando ela recebeu o Prêmio Planeta Casa, da editora Abril, pelo produto Eco Orgânica Mediterrânea, fabricado com resíduos da própria cerâmica. A partir daí, José Lepri Neto, presidente, enxergou nesse novo nicho de produtos sustentáveis mais uma oportunidade de crescimento. Hoje, 90% do que é comercializado é ecológico.

 

“Acreditamos que a saída para o segmento cerâmico

é a exportação”, José Lepri

 

Frente ao desastre ambiental ocorrido na cidade de Mariana, Minas Gerais, o executivo levou para a Expo Revestir – entre os nove lançamentos – a linha Brick Natura fabricada com a lama da barragem do Fundão. José Lepri acredita que se todas as empresas cerâmicas contribuíssem para retirar um pouco dessa lama, o problema seria resolvido em alguns anos. “Caso contrário, irá demorar 200 anos”, calcula. A iniciativa tem seu lado social, pois destinará parte do lucro para a colônia de pescadores da região, “que não está pescando mais nada”, complementa com ironia.

 

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No piso, o Brick Contemporâneo (7 x 46 cm com 1cm de espessura), na cor Nagoya. O revestimento é resistente e indicado para áreas internas e externas. Pode ser aplicado facilmente em pisos e paredes.

 

Agora, José Lepri Neto aposta no mercado internacional ao participar pela primeira vez da feira Coverings, em Chicago. O empresário já abriu escritório em Miami, expandindo os negócios. Diante do momento reticente na economia, ele segue a trilha de outras empresas brasileiras: “Acreditamos que a saída para o segmento cerâmico é a exportação”.

 

Casa Cor São Paulo 2016

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No Deôla Deli, Casa Cor São Paulo, a inspiração vem dos grandes e modernos cafés e bistrôs das cidades de Paris, Londres e Nova York. Para isso, o acabamento nas paredes é o Brick Natura na cor Cappuchino, semelhante a tijolos de demolição. A fabricado é feita com rejeitos de mineração: a lama da barragem de Fundão da cidade de Mariana, em Minas Gerais.

 

Na Casa Cor São Paulo, a empresa marca presença nos espaços Café Deôla Deli, projetado pela arquiteta Idália Daudt, com o revestimentos Brick Natura; no Restaurante do Jockey, da arquiteta Bárbara Jalles, com o Brick Contemporâneo, inspirado nos tijolos ingleses e norte-americanos; no espaço da Casa Aqua, dos arquitetos Rodrigo Mindlin Loeb e Caio Dotto, que usaram o Invecchiatto no revestimento de pisos e paredes do banheiro e da cozinha; e no chão da Garagem Renault, projeto da Ana Maria Vieira Santos, com acabamento do Brick Contemporâneo.

 

Para outras informações sobre a empresa e produtos acesse o site da Lepri.

 


Lançamentos deste ano apresentados na Expo Revestir.