Casa de praia: frescor regional

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Localizada em Trancoso, na Bahia, no nordeste brasileiro, esta casa de praia projetada pela arquiteta Renata Romeiro é puro astral.

 

Imagem de “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.” Confúcio

“Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.” Confúcio

 

Por Vanessa Moura/ Fotos: Celina Germer

Seguindo o pensamento do filósofo chinês Confúcio, os habitantes desse lar de temporada, em Trancoso, na Bahia, não medem esforços para correr atrás dos seus sonhos e, sim, chegar aonde querem estar.
O casal, que adora curtir a vida e viajar pelo mundo, sempre teve em mente criar uma base fixa nesse paraíso, para desfrutar das belezas e boas energias do litoral baiano, quando estivesse no Brasil. E a sua morada de férias, uma descontraída casa de praia, é claro, tinha de transmitir esse astral.

Para Renata Romeiro, arquiteta de São Paulo, autora do projeto, não foi fácil coordenar uma obra em outra cidade, mas desafiador. “Contamos com o apoio da mão de obra local, e o resultado deu muito certo. O projeto ganhou um toque regional”, diz.

 

Imagem de sala de estar com decoração ímpar, alinhada à cultura brasileira.

A sala de estar exibe uma decoração ímpar, alinhada à cultura brasileira.

 

Imagem de São artigos bordados, esculturas de madeira e itens feitos artesanalmente, pelos moradores locais.

São artigos bordados, esculturas de madeira e itens feitos artesanalmente.

 

Imagem de A maior parte dos móveis e objetos foi garimpada nas viagens do casal. A mesa de centro veio de Bali. A decoração é flutuante, pois sempre muda a cada novo destino percorrido.

A maior parte dos móveis e objetos foi garimpada nas viagens do casal. A mesa de centro veio de Bali. A decoração é flutuante, pois sempre muda a cada novo destino percorrido.

 

Casa com materiais rústicos

Imagem de A estrutura da casa privilegia a madeira também na cobertura e nos fechamentos.

A estrutura da casa privilegia a madeira também na cobertura e nos fechamentos.

A simplicidade é o que mais chama a atenção. O luxo, aqui, é transmitido pela exuberância da natureza e por materiais e artigos locais, agregando mais valor à cultura da região.

A estrutura construtiva da casa segue o mesmo viés, valorizando a madeira. O telhado com várias águas traz as ripas de madeira natural aparentes. Na ampla área externa avarandada, ele se destaca e acrescenta um charme a mais na construção praiana.

As paredes todas brancas abrigam amplas aberturas cujos fechamentos exibem portas com painéis também amadeirados, embora revestidos com pintura na cor branca. Ao se abrirem, o ambiente interno funde-se ao externo e deixa a exuberante natureza entrar.

 

Imagem de Natureza externa e interior da morada se complementam.

Natureza externa e interior da morada se complementam.

 

Imagem de Clara e luminosa, a casa inspira leveza e muito frescor. Todas as paredes são brancas e o piso, de madeira local, aquece os ambientes.

Clara e luminosa, a casa inspira leveza e muito frescor. Todas as paredes são na cor branca. O piso, de madeira local, aquece os ambientes.

 

Imagem de São quatro suítes no total, todas com o mesmo estilo clean e relaxante. Os convidados, aqui, sentem-se tão à vontade quanto os donos da casa.

São quatro suítes no total, todas com o mesmo estilo clean e relaxante. Os convidados, aqui, sentem-se tão à vontade quanto os donos da casa.

 

Imagem de Os banheiros também conservam uma atmosfera rústica, e não menos charmosa. Ao invés do tradicional box, uma divisória foi criada a partir de troncos pintados de branco.

Os banheiros também conservam uma atmosfera rústica, e não menos charmosa. Ao invés do tradicional box, uma divisória foi criada a partir de troncos pintados na cor branca.

 

Imagem de As luminárias dos quartos foram produzidas em fibras naturais pelos índios da região, garantindo um clima mais acolhedor.

As luminárias dos quartos foram produzidas com fibras naturais pelos índios da região, garantindo um clima mais acolhedor.

 

Imagem de Neste quarto, atenção especial para o armário e cômoda singulares, que disputam a cena com as camas de dossel.

Neste quarto, atenção especial para o armário e cômoda singulares, que disputam a cena com as camas de dossel.

 

Imagem de A varanda, um espaço de convivência, abriga até uma cama para relaxar após as refeições. O convite é extensível aos amigos da família.

A varanda, um espaço de convivência, abriga até uma cama para relaxar após as refeições. O convite se estende aos amigos da família.

 

Imagem de Na área da piscina, um deck de madeira e cobertura feita de bambu criam um espaço aconchegante para os moradores se protegerem do sol, enquanto apreciam a natureza.

Na área da piscina, um deck de madeira e cobertura feita de bambu criam um espaço aconchegante para os moradores se protegerem do sol, enquanto apreciam a natureza.

 

Imagem de Um lugar perfeito para relaxar e curtir o sol nordestino.

Um lugar perfeito para relaxar e curtir o sol nordestino.

 

Quem fez o quê?
Arquiteta: Renata Romeiro
Marcenaria, pintura e acabamentos: mão de obra local