Feng Shui torna a casa harmoniosa

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

“Um lar feliz é um lar cheio de boas intenções”, explica Mon Liu, designer e consultora de Feng Shui, neste artigo repleto de dicas.

 

Imagem de

Projeto de decoração e Feng Shui: Adriana Scartaris. Foto: Sidney Doll

 

Feng Shui é uma técnica milenar conhecida como a acupuntura do espaço físico. Ele é capaz de trazer boas energias para os ambientes residenciais ou comerciais, sem deixar de lado as áreas externas. Quiosques, varandas ou terraços, onde acontece o convívio social, ou cantinhos de relaxamento e lazer, também merecem atenção.

Para esta técnica milenar chinesa, o Feng Shui, a presença do jardim em uma casa é fundamental para o equilíbrio das pessoas. Nesse espaço, a cor verde simboliza saúde e esperança, facilita a comunicação e remete à natureza. A terra e a vegetação são responsáveis por descarregar as tensões e acalmar o ser humano, proporcionando mais harmonia à família. Quem nunca ouviu falar em abraçar uma árvore ou tocar o solo para desestressar? Pois é, faz todo o sentido!

Em varandas ou terraços, cores alaranjadas e terrosas, que lembram a natureza, relaxam e estimulam o diálogo, além de fornecer contraste visual com os tons de verde das plantas. Tonalidades verdes e azuis são recomendados, já que proporcionam uma sensação mais agradável, principalmente se houver piscina, cascata ou fonte próxima.

 

“A bagunça provoca cansaço, acomodação, confusão mental, atrasa a vida e atrapalha (prováveis) relacionamentos. O Feng Shui organiza e harmoniza os espaços”, Mon Liu, consultora de Feng Shui.

 

As pessoas estão em constante mutação, mas ninguém está livre da desorganização. Afinal, a sala pode parecer em ordem e a cozinha também, mas é só abrir os armários para ver que estão cheios de tranqueiras.

Feng Shui: produtividade em casa

Para trabalhar em casa, é recomendável usar tonalidades de azul, pois incentivam a concentração, transmitem calma e paz. Objetos de acrílico e vidro, formatos assimétricos e transparências também colaboram para a produtividade.

Evite a bagunça, pois ela provoca cansaço, acomodação, confusão mental, atrasa a vida e atrapalha (prováveis) relacionamentos. Posicionar os móveis para promover a circulação funcional, regar as plantas e usar espelhos, sinos de vento ou ter fontes d’água não irão resolver se a gente não cuidar da própria energia.

Relacionamentos afetivos

Se a intenção for estimular relacionamentos afetivos, tenha flores nas cores rosa, vermelho ou branco. Invista em objetos em pares – dois livros, duas velas, duas almofadas, dois vasos. Eles ajudam a entrar no clima de romance.

Mais saúde e família unida

Saúde ou união familiar é o que interessa? Flores, plantas, objetos na cor verde ou de madeira são muito bem-vindos. Se estiver faltando criatividade, invista em objetos coloridos, de metal ou redondos, que trazem alegria, ajudam em projetos que ainda não saíram do papel e estimulam o lado direito do cérebro.

Para todos os setores da visa, focar em sentimentos positivos – amizade, gratidão, confiança, amor incondicional, solidariedade, alegria, paz, bom humor e perdão – cria sintonia e abre caminhos, fazendo que a vida ficar mais leve, divertida e tranquila.

 

Mon Liu, consultora de Feng Shui

 

Mon Liu faz de tudo um pouco. É formada em engenharia civil pelo Mackenzie e docente do curso de Feng Shui para Design de Interiores do Senac há 10 anos. Faz design de interiores, paisagismo, feng shui, cenografia, figurinos e eventos. E escreveu o livro de Feng Shui, série Zen, da Revista Caras.