Casa contêiner: morada reciclada

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Foram precisos 170 m², quatro contêineres de 12 metros e muita criatividade para fazer a casa contêiner, uma morada sustentável e pronta para acolher uma família com dois filhos.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual, visualize este ambiente. Se não, gire a imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360°!

 

Por Thamires Motta/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

Assinada pela designer de interiores Karina Buchalla e pelo arquiteto Daniel Kalil, do Decora Click, a Casa Contêiner de 170 m² foi construída com quatro contêineres HC-40, de 12 metros, e um contêiner com a metade do tamanho, no qual localiza-se o spa, deck e a piscina. A casa sustentável projetada para a Casa Cor SP 2015 ficou pronta em menos de 15 dias e seguiu a tendência de sustentabilidade, com produtos reutilizáveis.

A moradia, totalmente sustentável, reflete uma tendência para os compradores brasileiros graças a aspectos sustentáveis, como a produção de menos entulho durante a obra e a possibilidade de o contêiner ser reutilizado para outros fins.

 

Casa contêiner: conforto térmico e acústico

Imagem de Sustentabilidade foi a palavra-chave para o projeto dos arquitetos, que usaram materiais reutilizáveis em toda a construção da casa.

Sustentabilidade foi a palavra-chave para o projeto dos arquitetos, que usaram materiais reutilizáveis em toda a construção da casa. Foto: Divulgação

Forrados com gesso, os contêineres oferecem revestimento térmico e acústico específico, além de contar com a especialidade de lã feita com garrafas PET, totalmente ecológico. A iluminação da Casa Contêiner, montada com lâmpadas LED, consome muito menos energia em comparação às lâmpadas comuns. “Pensamos em um projeto inovador e 100% sustentável”, explica Daniel.

 

Décor e captação de água

Imagem de Além de 100% sustentável, a Cas a Container não deixa de lado o luxo e a sofisticação no mobiliário e nos detalhes.

Além de 100% sustentável, a Casa Contêiner não deixa de lado o luxo e a sofisticação no mobiliário e nos detalhes. Foto: Divulgação

 

Imagem de Papeis de parede em MDF e integração dos ambientes otimizam o espaço e dão a sensação de conforto e simplicidade.

Papeis de parede em MDF e integração dos ambientes otimizam o espaço e dão a sensação de conforto e simplicidade. Foto: Divulgação

O papel de parede, trabalhado com painéis de MDF, e as cerâmicas desenhadas, criaram uma atmosfera de sofisticação e inovação. A cozinha é integrada à sala de jantar e possui um estar amplo com galeria e acesso à área externa da casa, o jardim. A construção em contêineres é repleta de pontos positivos, por ser muito mais eficiente e rápida. O ambiente também pode reaproveitar a água da chuva, através da implantação de captadores de água. Além disso, a estrutura de aço da casa contêiner pode chegar a 90 anos de vida útil.

 

Quartos e paisagismo

A inovação e originalidade dos profissionais garantiu um espaço criativo e funcional com integração entre os ambientes internos. O destaque no interior dos quartos é dado ao sistema Surprise, uma tela com projetor que substitui a televisão e permite a abertura total do armário. Na área externa, o ambiente de lazer da casa contêiner possui uma piscina de 5 metros, minispa para seis pessoas e vista para um bosque com área verde preservada. O paisagismo é de Fernanda Pereira, que utilizou a área externa para criar o “Jardim das Sensações”.

A tendência de cores do ano foi utilizada pelos arquitetos para dar vida aos ambientes internos da casa.

A tendência de cores do ano foi utilizada pelos arquitetos para dar vida aos ambientes internos da Casa Contêiner. Foto: Divulgação

 

Quem fez o quê?
Projeto, Decora Click
Louças e metais: Deca