Pequeno apartamento: confortável sim

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Com reforma inteligente, o pequeno apartamento de 70 m² ganhou mais espaço para receber e conquistou estilo próprio.

 

Projeto de Renata Romeiro, Foto Celina Germer

Listras, flores e estampas orgânicas convivem superbem no ambiente compacto. Pode apostar!

 

Por Vanessa Moura/ Fotos Celina Germer

O primeiro lar de um casal é sempre muito especial, porque marca, é claro, o início de uma grande história. Então, é mais do que natural que esse espaço seja cercado de magia e romantismo. Como em toda relação, na qual é preciso ceder, a decoração também deve seguir este princípio, como o pequeno apartamento desses jovens moradores. Aqui, a delicadeza anda de braços dados com a modernidade e a sofisticação. Sem exagero de um lado ou de outro, os estilos se completam.

 

Truques espertos

Projeto. Renata Romeiro - Foto. Celina Germer (123)

A sala de jantar ganhou mesa com tampo de madeira freijó e base em laca branca. Como recurso para ampliar e trazer leveza, espelho na parede e nas luminárias

A pedido dos donos, um empresário e uma designer, a arquiteta Renata Romeiro investiu em boas soluções de arquitetura para maximizar o espaço da sala, onde os moradores costumam receber. “Mesmo sem ter uma metragem generosa, conseguimos mudar o layout, investindo em um ambiente integrado, e aproveitá-la muito  mais. Uma solução simples e certeira foi dispensar cadeiras na extensão da mesa, assim não  limitamos o número de pessoas para um jantar, mesmo que ele seja dado em um pequeno apartamento”, revela a profissional.

Além disso, a arquiteta usou na decoração uma base clean, com tonalidades neutras e alguns itens coloridos, só para dar um toque de aconchego ao ambiente. A combinação de tons frios e quentes somada a estampas e materiais diferentes trouxe mais personalidade a esse canto.

 

Detalhes certeiros

Projeto. Renata Romeiro - Foto. Celina Germer (157)

No quarto do casal, o clima de romance impera, principalmente por conta das cores suaves e da estampa floral na cabeceira da cama revestida com tecido.

Mesmo optando por uma base neutra – paredes e marcenaria em tons claros –, recurso muito comum para ampliar visualmente os espaços, o pequeno apartamento transpira estilo próprio com  detalhes coloridos, que mesclam referências românticas, rústicas e modernas sem a menor cerimônia. Diferentes tipos de materiais, móveis, estampas e até mesmo obras de arte dão o toque personalizado. A decoração desse despojado apê é a prova de que não é preciso combinar todos os elementos para ter um casamento feliz.

É verdade, o clima de romance impera no quarto do casal, principalmente por conta das cores suaves e da estampa floral na cabeceira da cama revestida com tecido. Nesse pequeno apartamento, veja como os quadros modernos e a luminária suspensa trazem equilíbrio. O enxoval também foge à regra e é um show à parte!

 

Pequeno apartamento, grandes sacadas

Pequeno apartamento-Projeto-Renata Romeiro - Foto. Celina Germer

O banheiro de serviço foi transformado em lavabo e recebeu bancada de mármore piguês, cuba semiencaixada, metais modernos e persiana em estilo oriental. Básico e charmoso!

A maior transformação neste pequeno apartamento de 70 m² foi criar um lavabo social onde,  originalmente, havia um banheiro de serviço. “Para concebê-lo, tivemos de trocar uma porta  de lugar, tirar box, chuveiro, cuba, e implantar um novo modelo de bacia, cuba semi- encaixada na bancada de mármore e espelho de ponta a ponta na parede. O resultado? O espaço ganhou outro visual”, conta Renata.

A iluminação também destaca-se na reforma. “Utilizamos spots de sobrepor, uma vez que o pé-direito do apartamento não era muito alto, e era inviável rebaixá-lo para colocar luz embutida. Por isso, ressaltamos as três luminárias, da Tom Dixon, na sala de jantar”, explica.

 

Projeto. Renata Romeiro - Foto. Celina Germer (147)

A pequena varanda também esbanja um toque especial, com cômoda rústica de efeito desgastado, gaiola de ferro e vasos de cerâmica com orquídeas. O detalhe na parede, revestida de ladrilho hidráulico, completa o ar vintage.

 

Projeto. Renata Romeiro - Foto. Celina Germer (321)

A poltrona adquirida em antiquário ganhou novos ares com a almofada revestida em tecido estampado. Com o garden de metal e o quadro em tonalidade azul, esse cantinho de leitura respira arte e poesia.

 

Quem fez o quê?
Projeto: Renata Romeiro
Marcenaria e mesa de jantar: Pietra Móveis
Bancos: Etna
Tapetes: Botteh
Garden vermelho e almofadas: L´oeil
Cômoda rústica: Depósito Santa Fé
Iluminação: Lustreco
Persiana em palha de seda: Nani Chinellato
Baú vermelho e garden de metal: Espaço Til
Abajures: Depósito São Martinho
Tecido do encosto da poltrona de telinha: Larmod
Cuba e metais do lavabo: Deca
Piso Durafloor: Casa Fortaleza