Osvaldo Tenório – Apartamento Brasil

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Neste ambiente autoral e humano, você verá desde elementos simples da região brasileira mais ínfima a itens sofisticados próprios das grandes metrópoles.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual (Rift ou Móvel), visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a panorâmica!

Texto: Cida Barros/ Projeto VR (Virtual Reality): VR4BI – Caio Cardoso Lucena

Alagoano, o arquiteto Osvaldo Tenório propôs um discurso sobre a casa, com olhar brasileiro, por meio de referências e contrastes provenientes de conceitos da arquitetura contemporânea, como a reciclagem e a rusticidade. Sob o traço e a personalidade do profissional, essas tendências dialogam com o preciosismo do design, da arte e dos acabamentos. O resultado é um ambiente autoral, humano e confortável.

O ambiente apresenta uma mescla de referências desde os materiais até o mobiliário. Os dormentes, usados na arquitetura de interiores por meio de caixas, aparecem no hall de entrada e na adega. O mobiliário italiano integra-se a peças genuinamente brasileiras do século 20, cuja assinatura reúne ‘feras” como Zanine Caldas, Oscar Niemeyer e Sergio Rodrigues. As tramas vão do luxo à rusticidade, com tecidos de veludo mesclados a cortinas feitas de sacos de café. As paredes seguem o mesmo caminho: a laca gloss contrasta com superfícies sem pintura, enquanto couros rústicos compartilham a cena com linhos e veludos.

Imagem do ambiente do arquiteto Osvaldo Tenório, na Casa Cor São Paulo 2015.

Contrastes entre elementos sofisticados e simples permeiam o ambiente do arquiteto Osvaldo Tenório, na Casa Cor São Paulo 2015. Foto: Divulgação

 

Tramas com sustentabilidade

Ao utilizar o tecido proveniente de sacas de café na decoração, Oswaldo Tenório dá ao projeto um novo contorno: o da sustentabilidade. Esse tipo de trama hoje é muito valorizada principalmente por ser, também, biodegradável. O material é fabricado a partir da juta, uma fibra encontrada em sacas feitas para acondicionar grãos de café. O processo industrial de fabricação poupa o meio ambiente e a saúde, sem causar danos, pois utiliza óleo vegetal inodoro. Resistente, o tecido é indicado para estofamentos de móveis e almofadas, além de forração em paredes e cortinas.

 

Quem fez o quê?

Tapetes: Botteh
Louças e metais: Deca
Decoração: Loeil
Iluminação de LED: Brilia
Pisos: Duratex
Mármores: Polo
Móveis: Cardeal
Lareira: Ecofireplaces Lareiras Ecológicas
Persianas: Uniflex
Móveis: Casual Móveis
Móveis: Etel