Joalheria reflete a alma feminina

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Joalheria, da marca Fabrizio Giannone, parte do tema ‘Sutilezas da alma feminina’. Para criar o projeto, as arquitetas Adriana Scartaris e Semara Brito utilizaram a tecnologia de Realidade Virtual.


Se você tiver os óculos de Realidade Virtual, visualize este ambiente. Se não, toque na imagem, de um lado para o outro, para cima e para baixo, e curta a foto 360°!

Por Cida Barros/ Projeto VR (Virtual Reality) Caio Cardoso Lucena

 

Para desenvolver o projeto, primeiro foi criada uma maquete virtual que permitia às designers ‘caminhar’ em seu interior. Depois, à medida que o projeto avançava, foram utilizados os renders virtuais e, no final, as fotos 360. Cada um desses modelos – criados pelo engenheiro e SEO da startup VR4BI, Caio Cardoso Lucena, foi visualizado nos óculos de Realidade Virtual Móvel. “Deu para a gente perceber os mínimos detalhes, até mesmo o cartãozinho de visitas”, conta Semara. A profissional Adriana comemora: “Como ferramenta de trabalho é fantástico. O cliente pode ter a experiência de entrar na própria casa, no próprio ambiente e interagir com ele. A tecnologia já está ai para qualificar o nosso trabalho, melhorar nossas relações comerciais e nos divulgar cada vez mais”.

 

Alma feminina

Imagem da Joalheria da Casa Cor São Paulo 2015, de Adriana Scartaris e Semara Brito

Salão principal da Joalheria, na Casa Cor São Paulo 2015. Foto: Divulgação

 

“Buscamos nossas memórias desde a infância. Imagens que levam toda mulher a sonhar com palácios encantados repletos de espelhos mágicos que refletem princesas com as mais belas joias, prontas para o grande baile”, dizem Adriana Scartaris e Semara Brito. Em todo o ambiente comercial com 70 m² e variações de pé-direito de 2,20 a 2,70 m, essas conexões aparecem de maneira integrada em vários itens: nas cores, nos acabamentos dos móveis, no lustre clássico, no pórtico, no painel ‘Rendas do Brasil’, no design dos pufes.

A arquitetura privilegia dois modelos de rodapés altos, com 30 centímetros de altura. Os espelhos foram localizados estrategicamente no salão da entrada, em dois espaços simétricos – característica da composição palaciana. Neles, pufes em frente aos grandes espelhos de cristal oferecem conforto para os visitantes se admirarem com as peças da coleção. Nas paredes, o papel geométrico tem efeito adamascado que lembra a coleção do designer Fabrizio Giannone inspirada nas mandalas.

 

Paginação lembra os palácios

A joalheria tem paginação inspirada nos belos pisos palacianos, mas editada para os dias de hoje. Ele apresenta dois materiais brasileiros, o recém-descoberto granito exótico “Avalanche” e o mármore “Branco Espírito Santo”, ambos extraídos no estado do Espírito Santo. “Optamos por materiais nacionais para exaltar a qualidade e diversidade de nossos produtos”, relata Adriana.

 

Cor marsala

Imagem da Joalheria Casa Cor São Paulo 2015

A tonalidade marsala está presente nas paredes e nos volumes do teto, em revestimentos das poltronas e sofás e em painéis laqueados com tinta especial, de efeito holográfico. Foto: Divulgação

 

A cor marsala é um tom intenso cujo nome é inspirado na cor do vinho produzido na região de Marsala, Sicília, na Itália. Tendência da temporada, ela carrega o conceito do aconchego e o convite à intimidade. Semara Brito explica que, historicamente, é muito utilizada pela realeza como símbolo de nobreza, pois traduz com perfeição a sensualidade da mulher madura que, como o vinho, em sua plenitude aparece intensa, cheia de histórias.
A tonalidade aparece em detalhes das paredes e dos volumes do teto, em revestimentos das poltronas e dos sofás e em painéis laqueados com tinta especial, de efeito holográfico. Para compor, as profissionais elegeram o tom nude, presente nas paredes, nas lâminas compostas que revestem móveis e painéis, nos manequins e no teto com acabamento de madrepérola.

 

Efeito holográfico

A pintura especial com efeito holográfico reflete todas as cores e confere aos móveis o mesmo brilho das pedras preciosas da joalheria. Valores como luxo e nobreza refletem-se nos nichos laqueados que expõem a coleção. “Repetimos o efeito nos manequins cuidadosamente laqueados na cor nude, com efeito holográfico”, arremata Semara. A mesma tinta especial também foi usada no acabamento externo e interno do mobiliário planejado que combina nas grandes estantes o brilho da laca e a resistência do laminado.
As gavetas abrigam o estoque nos divisores porta-joias, com medidas especiais para os displays da joalheria. Elas são revestidas de couro camurça, trazendo a mesma elegância dos closets femininos.

 

Lustre com quartzo jaspe

No salão principal, o lustre clássico em quartzo jaspe – pedras naturais na cor marsala – está posicionado sobre a mesa com tampo em marchetaria. A pedra natural tem coloração intensa avermelhada e belíssima variação de tons terrosos. As lâmpadas de LED Brilia têm design clássico inspirado nas lâmpadas “vela”. “Reunimos a eficiência energética em um produto sem abrir mão da estética”, declaram as designers.

 

Painel brasilidade

Imagem de painel rendas inspirado no trabalho das mulheres rendeiras do Brasil

Painel rendas inspirado no trabalho das mulheres rendeiras do Brasil. Foto: Adriana Barbosa

 

O toque de brasilidade está em dois grandes painéis feitos a partir de lâminas de madeira, com 16 placas cada um. Eles mostram várias rendas, impressas digitalmente sobre madeira, e representam uma homenagem ao trabalho das mulheres rendeiras do Brasil.

 

Quem fez o quê?
Projeto, Adriana Scartaris e Semara Brito
Projeto de Realidade Virtual Móvel: VR4BI
Extração do mármore e granito: Pemagran
Marmoraria: TOP Mármore
Pintura das paredes: Tintas Renner
Lâminas compostas de madeira: Lâminas Alpi
Tintas com efeito holográfico: Sayerlack
Mobiliário (laqueação e fabricação): AD Móveis
Revestimento de madrepérola do teto: Revestt
Luminárias embutidas, lâmpadas e fitas de LED: Brilia
Automação: IONS3
Planejados e estofados: Romanzza
Rodapés: TS Revestimentos
Lustres e luminárias embutidos: Efeitoluz Iluminação
Espelhos: Ateliê Petrópolis
Papel de parede: Papelitah
Sistema de ar condicionado: STR Ar Condicionado
Construtora: Prandini