Casa de praia sustentável

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail

Um paraíso natural em Trancoso, na Bahia, recebeu uma residência com arquitetura e decoração sustentável, livre de cortes e aterros no terreno.

 

Imagem de Em Trancoso, na Bahia, a mata atlântica vira parte da decoração da residência

Em Trancoso, na Bahia, a mata atlântica vira parte da decoração da residência.

 

Por Thamires Motta/ Fotos Matheus Passos

Em um condomínio fechado em Trancoso, na Bahia, cercado pela vegetação natural da mata atlântica, o arquiteto André Luque realizou seu primeiro projeto destinado à venda, que conquista os visitantes pelo magnetismo e pela beleza. Próximo à praia de águas cristalinas no paraíso natural baiano, a casa de praia sustentável pautou-se pela sustentabilidade. “Moldamos a residência na área de forma amigável, sem fazer cortes ou aterros, com a remoção de apenas quatro árvores de pequeno porte”, conta André, autor e titular do escritório André Luque Arquitetura.

A implantação da residência no terreno de 1.600 m² respeitou a topografia natural e toda a vegetação do espaço. Dividida em dois pavilhões, o primeiro bloco, o social, pode ser acessado pelos visitantes por uma ponte feita de madeira com beirais trabalhados, com a função de proteger a casa de praia sustentável da chuva e do sol.

 

Casa de praia sustentável

Imagem de A madeira traz conforto térmico e a cobertura com terraço jardim oferece uma maravilhosa contemplação da natureza.

A madeira traz conforto térmico e a cobertura com terraço jardim oferece uma maravilhosa contemplação da natureza.

Conhecido como Madeira Laminada Colada, o material é proveniente de reflorestamento e foi utilizado para dar forma aos pilares e vigas da construção. Além disso, outros materiais deram o tom de sustentabilidade ao espaço: a cobertura com teto jardim, o sistema de tratamento de esgoto e até mesmo o reaproveitamento de água pluvial.

 

Construção com muxarabis

Imagem de Falésias foram implantadas no alto de toda a construção sustentável, dando charme e beleza ao espaço.

Falésias foram implantadas no alto de toda a construção sustentável, dando charme e beleza ao espaço.

O terreno tem 1.600 metros quadrados e fica em um condomínio fechado. Já a construção foi projetada com 800 metros quadrados e implantação no alto das famosas falésias. A fachada recebe um acabamento especial, com motivos geométricos semelhantes a rendas baianas. A solução, ao mesmo tempo, garante a privacidade dos moradores. O projeto sustentável proporciona a entrada de luz e ventilação natural em todo o ambiente.

 

Pavilhão abriga área social

Imagem de A integração dos ambientes da área social é feita por um extenso e estiloso deck de madeira.

A integração dos ambientes da área social é feita por um extenso e estiloso deck de madeira.

A integração entre living, sala de jantar, cozinha, despensa e lavabo consegue transmitir à residência a deliciosa sensação de amplitude e mobilidade. “A estrutura de madeira traz belas visuais da natureza para o interior da residência. Já a piscina com borda infinita tem infraestrutura de lazer complementada por uma sauna com vista para a mata nativa e ainda oferece o luxo de ter sido implantada no mesmo nível da copa das árvores”, explica André. Na cobertura do pavilhão social da casa de praia sustentável, um terraço verde gramado possibilita aos moradores momentos de contemplação da natureza, inclusive com vista para o mar.

Imagem de O deck dá espaço para uma grande mesa que permite fazer refeições e festejar ao ar livre, com o pé na areia.

O deck dá espaço para uma grande mesa que permite fazer refeições e festejar ao ar livre, com o pé na areia.

 

Imagem de A integração entre as áreas é feita por portas de vidro corrediças com caixilhos de madeira que se abrem.

A integração entre as áreas é feita por portas de vidro corrediças com caixilhos de madeira que se abrem.

 

Suíte máster: sofisticação

Imagem de A privacidade é garantida pelos grandes painéis inteiriços de muxarabi

A privacidade é garantida pelos grandes painéis inteiriços de muxarabi.

A suíte máster é ampla e sofisticada, com um bloco totalmente voltado para o jardim e a mata preservada. O acesso independente à casa de praia sustentável é feito por um refinado pergolado de madeira e vidro. As suítes de hóspedes ficam distribuídas no segundo pavilhão, protegidas pelos muxarabis, uma técnica semelhante a rendas utilizadas para o acabamento do espaço. “Ao evidenciar a técnica, mantivemos a identidade do conjunto e reproduzimos os mesmos benefícios da fachada. A entrada para as suítes é feita por uma varanda coberta por um amplo beiral, de onde se pode admirar a vista para o jardim e para a mata”, conta o arquiteto André Luque.

 

Quem fez o quê?
Projeto: André Luque Arquitetura